terça-feira, 21 de agosto de 2012

Suzano veicula nota de esclarecimento referente à matéria do Globo Esporte SP


A diretoria do Suzano/Penalty veiculou nesta segunda-feira (20) uma nota de esclarecimento referente à matéria divulgada pelo Globo Esporte (SP) em 14/8, na qual o conteúdo falava sobre o empate entre Suzano/Penalty/DSW e Poker/PEC, pelo returno das quartas de final da Liga Futsal 2012.
Confira a nota na íntegra:
Bom dia!

Sou Ivan Braga Sposito, supervisor da equipe principal de Suzano, a qual disputa a Liga Nacional de Futsal 2012, e venho por meio deste, em nome de Suzano, esclarecer o ocorrido da matéria abaixo, divulgada pelo GE (Globo Esporte), em 14 de agosto de 2012 (segue link abaixo).

http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-esporte-sp/t/edicoes/v/combinacao-de-resultados-gera-revolta-em-jogo-de-futsal/2088875/

Nesta matéria, o apresentador Thiago Leifert diz a seguinte frase: “Ontem, na Liga Futsal, fizeram jogo de compadre, ficaram tocando a bola, os dois classificariam com o empate, olha que vergonha.”

Informação errada para o público, pois a equipe de Petrópolis não está classificada. Na verdade o empate deixou as duas agremiações com chances de classificação.

Antes do início da quinta rodada, a situação de todos os times era a seguinte:

             Carlos Barbosa – 7 pontos;

             Atlântico de Erechim – 7 pontos;

             Suzano – 4 pontos;

             PEC – 4 pontos.



A partida entre Atlântico de Erechim x Carlos Barbosa terminou empatada por 2x2. Dessa forma a classificação ficou assim:

             Carlos Barbosa – 8 pontos;

             Atlântico de Erechim – 8 pontos;

             Suzano – 4 pontos;

             PEC – 4 pontos.

O jogo entre Suzano x PEC ainda estava em andamento, ou seja, se minha equipe perdesse o jogo estaria fora.

O empate ou a vitória neste confronto faria com que Suzano fosse para partida contra o Atlântico de Erechim (no sul do país), em busca de uma vitória simples. DESTACO que tanto a vitória quanto o empate diante Petrópolis, teríamos como obrigação buscar a vitória, uma vez quem um resultado negativos nos eliminariam.

ESCLAREÇO:

Não houve “jogo de compadre” e sim mudança tática na postura da equipe em busca do objetivo: A CLASSIFICAÇÃO PARA A PRÓXIMA FASE.

Da maneira em que a matéria foi colocada ao ar, denegriu a imagem dos profissionais envolvidos nesta partida. Portanto, NÃO HOUVE COMBINAÇÃO. O que aconteceu foi bem simples: MATEMÁTICA.

Com esse resultado, não houve prejuízo para uma terceira equipe e lembro que, tanto Suzano como o PEC ficaram na LANTERNA do grupo, porém com chances de classificação.

Os dois treinadores (Fernando Cabral/Suzano e Paulo Mussalém/PEC) foram claros em suas entrevistas ao FINAL DA PARTIDA, estou destacando, Ao FINAL, ou seja, faltando apenas dois minutos para o término, após saberem que o jogo entre Atlântico de Erechim x Carlos Barbosa, transmitido ao vivo pela SPORTV, terminou empatado por 2x2, optaram em não correrem risco e decidirem a vaga na última rodada, sendo que a classificação ficou como segue:

             Carlos Barbos – 8 pontos;

             Atlântico de Erechim – 8 pontos;

             Suzano – 5 pontos;

             PEC – 5 pontos.



O apresentador do GE nacional, Thiago Leifert, cita: “por isso às vezes dá vontade de desistir”.

Se fosse dessa forma já deveria ter desistido, pois vou citar algumas situações.

             Quando a seleção brasileira de vôlei masculino optou em colocar a equipe reserva jogar sem levantador, e perdeu o jogo na Liga Mundial, consequentemente enfrentou na semifinal uma equipe teoricamente mais fraca e no final da competição, o Brasil sagrou-se campeão.

             É correto quando uma equipe está disputando duas competições e prioriza uma e na outra competição coloca a equipe reserva, mesmo trazendo prejuízo para uma terceira equipe? Essa decisão é normal, pois a equipe está visando o seu próprio interesse. Questão de planejamento interno. Situação que ocorreu nesse jogo Suzano x PEC.

             Dois anos atrás algumas equipes de futebol, que não tinham mais objetivos no Campeonato Brasileiro, deram férias para seus atletas antes do término da competição, entrando com a equipe reserva e prejudicando times que tinham interesse nos seus jogos. Mais uma vez questão administrativa interna do clube.



Thiago, sou um expectador do seu programa, porém essa não é a primeira vez que você denigre a imagem da nossa modalidade.  Você é apenas um porta voz da redação do Globo Esporte. Com o poder de forma opinião.

 Será que realmente vocês (redação e Thiago) prestaram atenção no fato como ocorreu?

Tomaram cuidado em não denegrir profissionais (pais de família) com mais de 30 anos de carreira no futsal?

Vocês conhecem o cotidiano das equipes de Futsal?

Estendo o convite para conhecer as nossas dependências, ou seja, nossa estrutura e conhecer mais sobre a nossa modalidade e o dia a dia das equipes de Futsal.

Vale lembrar que o mesmo público que reclamou da postura tática de Suzano em recuar a equipe e segurar o empate foi a mesma que em uma partida da 1 ª fase da Liga Futsal, também reclamou, quando o jogo estava empatado e a equipe adversária que estava satisfeita com o resultado, recuou sua equipe e o treinador de Suzano colocou Goleiro Linha para buscar a vitória e perdeu o jogo tomando o gol faltando 10 segundos.

A torcida saiu do ginásio gritando “BURRO”.

Isso mostra que a torcida numa situação semelhante, porém com postura oposta do treinador também reclamou.

 Outra informação errada foi a do comentarista do SPORTV, Marcelo Rodrigues, que na transmissão da partida Atlântico de Erechim x Carlos Barbosa, na qual, faltando poucos minutos para o término do clássico gaúcho, as equipes também optaram em não correrem o risco de perderem o jogo, e seus respectivos treinadores mudaram a postura tática, visando a sequência na competição e mesmo assim o comentarista equivocadamente falou que o empate classificaria as duas equipes.

 Meu ponto de vista foi uma matéria sensacionalista e equivocada e gostaria que houvesse uma retratação pública.

 Pergunto:

O futsal só tem espaço no Globo Esporte em matérias para denegrir?

No dia 16/08/2012 foram definidas as oito equipes classificadas da Liga Futsal e até o momento o Globo Esporte não falou nada a respeito.

Mas se tivesse ocorrido algum problema em alguma partida da rodada nesse mesmo dia 16, com certeza no dia seguinte estaria no GE.

Isso nos entristece e às vezes da vontade de desistir.


Sem mais,

 Ivan Braga Sposito.

Supervisor de Futsal.

SUZANO/PENALTY.

6 comentários:

  1. FALOU TUDO!

    ELES SÓ DIVULGAM QUANDO ACONTECE ALGO NEGATIVO, AGORA QUE O SUZANO CLASSIFICOU, POR QUE ELES NÃO DIVULGARAM????

    ResponderExcluir
  2. Parabens Ivan , mesmo a distancia ficamos revoltados com a materia e a forma que nosso futsal foi tratado pelo cidadão que fala o que quer no Globo Esporte , pois até aqui em Rio Preto escutamos um monte de mer.....depois desta reportagem ....pelo fato de gostarmos e trabalharmos com o futsal , fica aqui nosso registro e tambem o apoio a equipe de Suzano e ao nosso futsal .abs , Julio Martins.

    ResponderExcluir
  3. A Desculpa não me convenceu.
    Mas continuo admirando o Futsal.
    Futsal na Olimpiada 2016. BRASIL.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem, dificil vai ser alguém do globo esporte se pronunciar, aproveite e solicite que os mesmo pessam para o Bernardinho (Técnico de volei desistir), o time de basquete da Espanha que nos ultimos minutos de jogo na olimpiada, entregou o jogo para o Brasil, o Goleiro Felipe que quando jogava pelo corinthians, não fez nenhum esforço para pegar um penalti cobrado pelo Flamengo, cuja vitória prejudicaria o São Paulo, e no Ano seguinte tanto São Paulo, como Palmeiras facilitaram seus jogos para prejudicar o Corinthians.

    ResponderExcluir
  5. Ivan, Parabéns pela postagem!

    Cada clube sabe onde aperta o seu calo, se um time julgou prudente administrar um resultado e o outro não fez esforço nenhum e também julgou interessante deixar o tempo passar, o que há de errado nisso, pelo que entendi ambos os times tiveram que jogar suas partidas decisivas fora de casa e ganhar, por isso faço a pergunta!

    Onde o Globoesporte e o Thiago Leifert, enchergaram armação?

    Concordo com o post acima, cada time tem seus interesses, a Espanha no basquete fugiu de um confronto com os USA antes da final, e o Brasil no Volei entregou um jogo para não precisar se deslocar de onde já estava jogando, e pegou adversários na teoria mais facéis. Logo não vejo nenhum problema em administrar o seu resultado ao qual ninguém foi prejudicado e o suzano pelo contrário, teve que jogar por uma vitória fora de casa em um confronto direto com um adversário teoricamente mais forte.

    Walter Francischini

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelas palavras.
    Futsal é uma modalidade de respeito e até que o futebol.

    ResponderExcluir