domingo, 22 de abril de 2012

Argentina vence Paraguai e é campeã das Eliminatórias

A Argentina é a campeã das Eliminatórias Sul-Americanas do Mundial de Futsal. Depois de empatar em 1 a 1 com o Paraguai no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação, os hermanos venceram nos pênaltis por 7 a 6, neste domingo, no ginásio Perinão, em Gramado (RS). O goleiro reserva Juan Bottinelli, irmão gêmeo do meia do Flamengo Dario Bottinelli, perdeu uma das cobranças decisivas, mas o titular da meta argentina, Elias, defendeu o pênalti final cobrado pelo paraguaio Santander e saiu como herói da conquista.

Tanto Argentina quanto Paraguai, do técnico brasileiro Fernando Ferretti, estão classificados para a Copa do Mundo, em novembro, na Tailândia, assim como Brasil e Colômbia, que disputaram o terceiro lugar mais cedo, com vitória brasileira (5 a 1).

Jogando com o time todo fechado, como é de costume, a Argentina deu o primeiro chute a gol aos cinco minutos, com Corazza. O goleiro paraguaio Espinola defendeu de forma segura. Aos sete, foi a vez de Muaro Taffarel assustar a defesa paraguaia, finalizando com perigo da entrada da área, para mais uma intervenção do camisa 1.

Aos 10, o Paraguai levantou sua torcida pela primeira vez. Em jogada de habilidade, Alfredo Ortiz deixou um marcador pelo caminho, mas bateu prensado, quando já estava próximo à área. Quatro minutos depois, foi a vez de Yiyi Ayala finalizar para a defesa do goleiro argentino Elias. Aos 15, os paraguaios conseguiram tirar o zero do placar. Com um chute no canto esquerdo, Cholo Salas marcou o seu sexto gol nas Eliminatórias.

A festa paraguaia durou pouco. A quatro minutos do fim da primeira etapa, Basile chutou cruzado e Calo escorou de letra: 1 a 1. O Paraguai ainda tentou buscar mais um gol na primeira etapa, mas não houve tempo para a reação.

A Argentina voltou melhor para o segundo tempo e por muito pouco não passou à frente do placar aos dois minutos. Ao tentar sair jogando, Cholo Salas tropeçou na bola, deixando Calo livre. O camisa 9 argentino, porém, errou a finalização. Um minuto depois, Gonzalez penetrou pela esquerda e ficou de frente para Espinola, que saiu em seus pés para salvar o Paraguai mais uma vez.

Os paraguaios só foram acordar aos sete, quando Alfredo Ortiz arriscou de longe e Elias espalmou com dificuldades. A Argentina seguiu levando mais perigo e, aos 11, Calo puxou contra-ataque e rolou para Gonzalez, que soltou uma bomba no poste esquerdo de Espinola.

O Paraguai respondou aos 14, em dois chutes perigosos seguidos de Yiyi Ayala. A partida foi ficando cada vez mais aberta com a proximidade com o fim do tempo regulamentar e, aos 18, Vaporaki perdeu ótima oportunidade, batendo para fora, cara a cara com Espinola. Apesar do ímpeto das duas equipes, o jogo foi mesmo para a prorrogação.

No tempo extra, a Argentina seguiu levando mais perigo. Aos três minutos, Vaporaki puxou contra-ataque rápido e levantou a bola para Taborda, que perdeu gol incrível, de cabeça, na frente de Espinola. Nos cinco minutos finais, a maior chance também foi dos argentinos. Em cobrança de falta na entrada da área, Taborda bateu forte, mas o goleiro paraguaio foi buscar no ângulo. O 1 a 1 foi mantido até o final e a decisão foi para os pênaltis.

Nas penalidades, Yiyi Ayala, para o Paraguai, e o goleiro reserva Juan Bottinelli, para a Argentina, desperdiçaram suas cobranças na primeira série de cinco. Nos tiros alternados, Elias defendeu cobrança de Santander, garantindo o título para a Argentina com uma vitória por 7 a 6.

Matéria de Flavio Dilascio (Globoesporte.com)