domingo, 27 de novembro de 2011

Fixo Chico, do Joinville, anuncia aposentadoria

A 38ª edição da Taça Brasil de Clubes vai marcar a despedida oficial do fixo Francisco Alberto Gonçalves de Paula, o Chico, que anunciou a aposentadoria neste domingo (27/11), após 23 anos dedicados ao futsal. O atual jogador da Krona/Joinville/Dalponte, que já teve passagens pela Seleção Brasileira de Futsal, é considerado um dos maiores vencedores da história da modalidade no país.

O início da vitoriosa carreira ocorreu na cidade de Florianópolis, quando defendia as cores da Astel, em 1988. No clube catarinense, Chico passou a valorizar o futsal como profissão. Em 1995 acertou a transferência à Jaraguá do Sul. Depois atuou no Criciúma, na Tuper/São Bento e também no Flamengo. O retorno à Jaraguá do Sul marcou a sequência de um dos ciclos mais vitoriosos do futsal brasileiro.

Chico soma no currículo títulos de expressão, almejados por qualquer atleta de alto rendimento. Ao todo foram 48 conquistas. O jogador é tetracampeão da Liga Futsal, hexacampeão da Taça Brasil de Clubes, hexacampeão Sul-Americano de Clubes, hexacampeão da Libertadores da América, octacampeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina, decacampeão Catarinense de Futsal, tetracampeão da Superliga de Futsal, bicampeão do Grand Prix de Futsal, Campeão do Torneio da Malásia e campeão Sul-Americano pela seleção brasileira.

Também foi considerado o melhor fixo da Liga Futsal 2007 e 2008. A aplicação no sistema defensivo é uma das principais virtudes de Chico. Também chegou a fazer história no ataque, marcando gols importantes. Na final da Liga Futsal 2010, contra a Copagril/Faville/Dalponte, Chico balançou a rede na partida de ida da decisão. “Foi um gol fundamental para a conquista da equipe. O primeiro gol com a camisa da Seleção Brasileira de Futsal durante um amistoso contra o Chile, em 2006, também não sai da memória”, revelou.

Aos 32 anos, casado e pai de família, o experiente jogador também recorda as dificuldades em se manter em alto rendimento. “O mais interessante foi transmitir e fazer com que os outros entendessem minha forma de jogar. Fiz muitos amigos no futsal e desenvolvi na rotina de treinos, jogos e viagens”, afirmou.

O reconhecimento vem também de quem atua ao lado do jogador há dez anos. Leco, atual ala da Krona/Joinville/Dalponte, conquistou com Chico praticamente todos os títulos na era Malwee/Jaraguá. “Um líder nato, fundamental na minha carreira. O caminho que tracei devo muito a ele como exemplo. Trata-se de um amigo, um irmão”, confessou o companheiro de equipe.

Alguns treinadores marcaram a carreira de Chico. Entre eles: Fernando Ferreti, Marcão, Manoel Dalpasquale (Maneca), PC de Oliveira, Átila Lisboa, Prof. Mesquita, Paulo Cardoso e Nelsinho. “Desde as categorias de base, o Chico foi espelho de liderança. Um atleta que ativa o grupo pensando sempre nos resultados positivos”, destacou o técnico da Krona/Joinville/Dalponte, Maneca.

Vontade, determinação, sabedoria, responsabilidade e disciplina, marcas registradas deste homem, continuarão fazendo parte do perfil mesmo fora das quatro linhas. “A persistência é a palavra-chave na vida para quem quer ser feliz. Consegui me realizar como atleta, pois fiz tudo com o coração e lutei a cada dia pelo melhor”, ressaltou.

Para a última competição oficial como atleta, Chico se diz preparado e tranquilo. “Estou encarando como o melhor campeonato do mundo. Gostaria de deixar uma história na Krona Futsal, pois fui recebido com muito carinho em Joinville. A intenção é dar o retorno esperado, mesmo que seja por uma breve passagem”, completou.

O atual capitão da Krona Futsal promete colocar tudo em prática já nesta segunda-feira (28/11), quando o time joinvilense estreia na Taça Brasil de Clubes, às 15h, contra o Moita Bonita (SE). A partida será realizada no Ginásio Maurício Leite Moraes, em Orlândia (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário