domingo, 20 de maio de 2012

História: Cidão completa mil jogos pela ADC Intelli

A história de sucesso do técnico da ADC Intelli, Aparecido Donizete Silva, vai na contramão dos demais treinadores consagrados de qualquer modalidade esportiva. Cidão, como é conhecido, não precisou passar por diversos times para se transformar em um dos principais técnicos do Brasil.

E isso vai lhe render, aos 48 anos, um feito raro no esporte. Quando entrar em quadra nesta segunda-feira (21/05), para o jogo contra o ADU/Hipper Freios/Tubarão (SC), pela Liga Futsal, o profissional completará mil jogos pela equipe de Orlândia.

A ADC Intelli foi fundada em 1977, completa 35 anos em dezembro deste ano e neste período Cidão dirigiu a equipe em algumas oportunidades nos anos 80 e 90, mas foi a partir de 2000 que se consolidou no cargo e entrou para a história da agremiação após conquistar o título estadual em 2003 e no ano seguinte dirigir pela primeira vez a equipe de Orlândia na Liga Futsal, depois disso vieram vários outros títulos.

Atualmente, o orlandino é o técnico que há mais tempo comandou uma mesma equipe, foram 999 jogos, sendo 563 vitórias, 76 empates e 360 derrotas, outro motivo de alegria para o treinador:

- “Represento uma classe pouco prestigiada no Brasil e conseguir ficar tanto tempo em uma equipe me deixa muito feliz, justamente por esse motivo,” Disse.

Para Cidão os jogos mais importantes dirigindo a Intelli foram justamente todas as finais em que o time esteve presente sob seu comando e tem a mesma importância, pois são frutos do sucesso de um planejamento e o que possibilita o crescimento da equipe:

_ “Cada conquista é um novo gás, tanto para mim, quanto para o Vincenzo, investidor maior da equipe e acredito que para todos os torcedores da Intelli, que hoje posso dizer estão espalhados pelo mundo, então não dá para ter um jogo de preferência, todas as finais tiveram sua importância,” Afirma.

Apesar de preferir não destacar uma única partida, Cidão elege duas que não foram decisões de campeonato, mas emocionaram como se fosse um título.

A primeira aconteceu na semifinal do Campeonato do Interior 2001. A Intelli enfrentava o Corinthians de Araçatuba, fora de casa e precisava de um empate para chegar à decisão. Perdia o jogo pelo placar de 5 a 1, mas com algumas alterações cruciais de Cidão, a equipe chegou ao empate e consequentemente garantiu a vaga na final, o que mais tarde resultaria no título.

O outro confronto inesquecível valeu pelas quartas de final da Liga Futsal 2011. Atuando em casa contra o Carlos Barbosa a Intelli sofreu cinco gols nos primeiros nove minutos, mas com Cidão se utilizando de seu famigerado goleiro linha, a equipe do interior paulista virou a partida para 6 a 5. O duelo terminou em 6 a 6.

- “Nessas partidas demorei em voltar a meu estado normal, o êxtase foi muito grande,” Comentou Cidão.

Se as finais e os jogos históricos não saem da cabeça do treinador, o comandante prefere esquecer as derrotas, mas se lembra bem de uma que ficou marcada:

- “A final da Taça Brasil 2011 contra o Joinville foi muito triste, toda a cidade esperava esse título e perdemos, até hoje sinto o gosto amargo daquela derrota,” Lamenta.                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário