A pré-temporada da equipe de Futsal do Santos/Cortiana segue intensa. Nesta quarta-feira (09), parte dos novos atletas do Peixe realizou uma avaliação isocinética no Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (Cepraf) do CT Rei Pelé.
Nesta quinta-feira (10), a outra metade do grupo fará o exame, que é supervisionado pelo coordenador do Cepraf, o fisioterapeuta Avelino Buongermino e pelo fisioterapeuta da modalidade, Célio Rafael.
Neste momento, o teste visa a prevenção de lesões, além de observar o equilíbrio das pernas dos jogadores.
"Serve para ver se tem algum déficit entre os músculos posterior e anterior e se há a diferença de uma perna para outra. Além disso, observamos a potência, a resistência e a força de cada um", explica Célio Rafael.
Já Buongermino, conta que o trabalho vem rendendo bons frutos com a equipe profissional do Peixe. "Na última temporada, o Santos FC foi o time que mais atuou e que apresentou menos lesões. Esta atividade preventiva auxilia muito neste resultado final".
E o preparador físico do Futsal, João Carlos Romano, comemora a chance de diagnosticar o que cada atleta apresenta em sua musculatura. "Saberei qual caminho devo seguir com cada um a partir deste exame. Daqui a dois meses, faremos a mesma avaliação e analisaremos o desempenho dos atletas já com as competições em andamento".
Mesmo com 33 anos, o fixo Ricardinho fez seu primeiro teste isocinético e ficou impressionado. "A estrutura do Cepraf do Santos FC é muito boa. E a avaliação é muito importante neste início de temporada. O mais difícil mesmo foi fazer força com a perna que não é predominante".
Com informações: Vinícius Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário